Teoria das Relações Objetais (Curso híbrido)

R$ 900,00

Curso Híbrido: Presencial para quem estiver em São Paulo* e queira ir presencialmente à nossa sede  e totalmente On-line para os demais participantes. As aulas ficarão gravadas pelo período de até 30 dias após a exibição da ultima aula do curso. 

Escolha abaixo, a modalidade para assistir as aulas, antes de concluir a sua matrícula: 

Docente: SERGIO GOMES – Psicanalista, Pós-Doutorado em Psicologia (IPUSP); Doutor em Psicologia Clínica (PUC-Rio); Membro Efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro; Membro do Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea (LIPSIC/IPUSP/PUCSP); Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi; Pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicanálise Experimental (IPUSP);  autor dos livros “A gramática do silêncio em Winnicott” (Zagodoni, 2017); organizador do livro “A atualidade do Pensamento de Winnicott” (2023),  “Winnicott: seminários mineiros” (INM Editora, 2023) e Co-organizador do livro  “Nebulosa Marginal: Teoria e Clínica” (INM Editora, 2022).

Datas dos encontros: 09/03/2024, 23/03/2024, 13/04/2024, 27/04/2024,  11/05/2024, 25/05/2024. 15/06/2024 e 29/06/2024, aos sábados, das 14:30h às 16:30h* (horário de Brasília) 

Carga Horária: 16h

Apresentação: Apresentar a teoria das relações objetais e a mudança de perspectiva teórico-clínica na psicanálise. Buscar na história das teorias psicanalíticas os referentes da teoria das relações de objeto, desde Freud aos autores da escola inglesa de psicanálise. Diferenciar a perspectiva pulsional e a perspectiva relacional. Mostrar as diferentes escolas de psicanálise e a mudança na clínica a partir da intersubjetividade. Apresentar as matrizes do adoecimento psíquico: matriz freudo-kleiniana e matriz ferenciana (perspectiva pulsional e perspectiva relacional) e a psicanálise transmatricial. A teoria das relações objetais será vista a partir dos seus principais autores: Freud, Ferenczi, Fairbairn, Klein, Balint, Bion, Winnicott e Masud Khan.

 

INVESTIMENTO ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE QUALQUER ÁREA R$800,00 (CARTÃO OU BOLETO) – Para garantir esse Desconto e ou os Boletos solicitar pelo e-mail: secretaria@nebulosamarginal.com.br:

BAIXAR O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Qualquer outra dúvida entre em contato conosco via E-mail: secretaria@nebulosamarginal.com.br ou via whatsapp: +55 11 5026 7748

 

* Os encontros presenciais desse curso serão realizados  aos que optarem por essa modalidade na cidade de São Paulo no endereço: Rua Frei Caneca, 1380, 1º andar, Consolação – Ao lado do Shopping Center 3 da Avenida Paulista. A modalidade presencial tem vagas limitadas.

Descrição

Curso Híbrido: Presencial para quem estiver em São Paulo* e queira ir presencialmente à nossa sede  e totalmente On-line para os demais participantes. As aulas ficarão gravadas pelo período de até 30 dias após a exibição da ultima aula do curso. 

Docente: SERGIO GOMES – Psicanalista, Pós-Doutorado em Psicologia (IPUSP); Doutor em Psicologia Clínica (PUC-Rio); Membro Efetivo do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro; Membro do Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e Psicanálise Contemporânea (LIPSIC/IPUSP/PUCSP); Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi; Pesquisador do Grupo de Pesquisa Psicanálise Experimental (IPUSP);  autor dos livros “A gramática do silêncio em Winnicott” (Zagodoni, 2017); organizador do livro “A atualidade do Pensamento de Winnicott” (2023),  “Winnicott: seminários mineiros” (INM Editora, 2023) e Co-organizador do livro  “Nebulosa Marginal: Teoria e Clínica” (INM Editora, 2022).

Datas dos encontros: 09/03/2024, 23/03/2024, 13/04/2024, 27/04/2024,  11/05/2024, 25/05/2024. 15/06/2024 e 29/06/2024, aos sábados, das 14:30h às 16:30h* (horário de Brasília) 

Carga Horária: 16h

Apresentação: Apresentar a teoria das relações objetais e a mudança de perspectiva teórico-clínica na psicanálise. Buscar na história das teorias psicanalíticas os referentes da teoria das relações de objeto, desde Freud aos autores da escola inglesa de psicanálise. Diferenciar a perspectiva pulsional e a perspectiva relacional. Mostrar as diferentes escolas de psicanálise e a mudança na clínica a partir da intersubjetividade. Apresentar as matrizes do adoecimento psíquico: matriz freudo-kleiniana e matriz ferenciana (perspectiva pulsional e perspectiva relacional) e a psicanálise transmatricial. A teoria das relações objetais será vista a partir dos seus principais autores: Freud, Ferenczi, Fairbairn, Klein, Balint, Bion, Winnicott e Masud Khan.

 

INVESTIMENTO ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE QUALQUER ÁREA R$800,00 (CARTÃO OU BOLETO) – Para garantir esse Desconto e ou os Boletos solicitar pelo e-mail: secretaria@nebulosamarginal.com.br:

BAIXAR O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Qualquer outra dúvida entre em contato conosco via E-mail: secretaria@nebulosamarginal.com.br ou via whatsapp: +55 11 5026 7748

 

* Os encontros presenciais desse curso serão realizados  aos que optarem por essa modalidade na cidade de São Paulo no endereço: Rua Frei Caneca, 1380, 1º andar, Consolação – Ao lado do Shopping Center 3 da Avenida Paulista. A modalidade presencial tem vagas limitadas.

Informação adicional

DOCENTE

Sergio Gomes – Psicanalista, Doutorado em Psicologia Clínica (PUC-Rio), Pós-Doutorado em Psicologia (IPUSP), Membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi, Autor de “A gramática do silêncio em Winnicott” (Zagodoni, 2017), organizador do livro: “Winnicott: Seminários mineiros” (INM Editora, 2023), Organizador do livro: “A atualidade do Pensamento de D. W. Winnicott.” (2023) e co-organizador do livro “Nebulosa Marginal: teoria e clínica” (INM Editora, 2022).

Datas dos Encontros

Datas dos encontros: 02/03/2024, 16/03/2024, 06/04/2024, 20/04/2024,  04/05/2024, 18/05/2024. 08/06/2024 e 22/06/2024, aos sábados, das 14:30h às 16:30h* (horário de Brasília) 

Apresentação

Como grande pensador do psiquismo, tomando como sua principal matriz a relação mãe-bebê, e ainda como um dos grandes expoentes da teoria das relações objetais, Winnicott trouxe contribuições à teoria psicanalítica a partir da sua maior contribuição: a teoria do desenvolvimento emocional. Foi a partir dela e dos atendimentos clínicos realizados com crianças, adolescentes e adultos que ele desenvolveu uma nosologia e uma etiologia própria sobre os diferentes sintomas que se apresentavam na clínica. Para ele, os distúrbios psíquicos não são entidades nosológicas, constitucional ou adquirida, localizada dentro do indivíduo. Trata-se de um distúrbio do desenvolvimento emocional relativo à dificuldade de existir e continuar existindo, resultantes de falhas ambientais graves nas quais foi vivenciado uma privação e uma deprivação, portanto, para o pediatra e psicanalista inglês, não faz sentido pensar em uma estrutura psíquica calcada unicamente na neurose, psicose e perversão. Trata-se, de uma batalha humana pelo desenvolvimento, para a adaptação do ambiente e para a vida. Este curso objetiva discutir a nosologia e etiologia dos distúrbios psíquicos na teoria winnicottiana, a saber: as neuroses, as psicoses, a psicose infantil, a personalidade borderline, a personalidade esquizoide, as depressões psicóticas, os distúrbios somáticos, o verdadeiro e falso self e a tendência antissocial.

CRONOGRAMA

Aula 01 – – Psicanálise edipiana não edipiana
– Sexualidade em Winnicott
– Classificação dos distúrbios psíquicos
Aula 2 – – O conceito de saúde
– O verdadeiro e falso self
– A mente e o psique-soma
Aula 3 –
– As neuroses infantis
– A histeria
Aula 4 – O medo do colapso
– As agonias impensáveis
– A comunicação e a não comunicação
Aula 5 – As psicoses
Aula 6 – A esquizoidia
Aula 7 – – Os distúrbios borderline
Aula 8 – – O autismo infantil
– A tendência antissocial

Bibliografia

COOPER, Judy. Falem de mim como eu sou: vida e obra de Masud Khan. Rio de Janeiro: Revinter, 1998. (Cap. 2 – Os fundamentos da teoria de Khan sobre a personalidade esquizoide; A personalidade esquizoide).
FIGUEIREDO, Luis Claudio. O caso-limite e as sabotagens do prazer, Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 3(2), 2000, p. 61-87.
GALVÁN, Gabriela Bruno e AMIRALIAN, Maria Lúcia Toledo Moraes. Os conceitos de verdadeiro e falso self e suas implicações na prática clínica. Aletheia, N. 30, 2009, p. 50-58.
GOMES, Sergio e COELHO JUNIOR, N. E. A histeria no pensamento clínico de Donald W. Winnicott e Masud Khan. Cadernos do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, v. 43, p. 217-241, 2021.
_____. Para uma nova etiologia das neuroses: notas a partir da teoria das relações objetais de Donald W. Winnicott. Revista de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, V. 27, p. 479-505, 2020.
GURFINKEL, Décio. A psicanálise do fronteiriço: André Green, entre Freud e Winnicott. Percurso, 49-50, Junho de 2013.
KHAN, Masud. Aspectos clínico da personalidade esquizoide: afetos e técnica In: Psicanálise: teoria, técnica e casos clínicos. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1977, p. 23-38.
LITTLE, Margaret. Ansiedades psicóticas e prevenção: registro pessoal de uma análise com Winnicott. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
LOPARIC, Zeljko. Winnicott clínico. Natureza Humana, V. 12, São Paulo, 2010.
_____. Winnicott: uma psicanálise não-edipiana, Revista de Psicanálise, IV(2), 1997, p. 375-387.
NAFFAH NETO, Alfredo. A problemática do falso self em pacientes de tipo borderline: revisitando Winnicott, Revista Brasileira de Psicanálise, 41(4), 2007, p. 77-88 .
_____. Falso self e patologia borderline no pensamento de Winnicott: antecedentes históricos e desenvolvimentos subsequentes, Natureza Humana, 12(2), 2010.
_____. O caso Margaret Little: Winnicott e as bordas da psicanálise. Jornal de Psicanálise, 41(75), São Paulo, 2008, p. 107-121.
OUTEIRAL, José. Os pacientes de Donald winnicott que escreveram sobre sua experiência terapêutica: alguns comentários In: OUTEIRAL, Jose; HISADA, Sueli; GABRIADES, Rita. Winnicott: Seminários Paulistas. São Paulo: Casa do Psicológo, 2001, p. 89-111. (Especificamente o caso Margaret Little).
PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto. Personalidade, relações objetais e esquizoidia na obra de Ronald Fairbairn. Interação Psicologia, 18(1), 2014, p. 85-94.
WINNICOTT, W. Donald. Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago, 1988. Especificamente: Parte I, Capítulos 1, 2, 3, 4; Parte IV, Capítulos 3, 6).
_____. (1970a). Sobre as bases do self para o corpo In: Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed, 1994, p. 203-218.
_____. (1967a). A etiologia da esquizofrenia infantil em termos de fracasso adaptativo In: Pensando sobre crianças. Porto Alegre: Artmed, 1997, p. 193-196.
_____. (1967b). O conceito de indivíduo saudável In: Tudo começa em casa. São Paulo: 2011, p. 3-22.
_____. (1967c). A delinquência como sinal de esperança In: Privação e Delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 81-91.
_____. (1966). Autismo In: Pensando sobre crianças. Porto Alegre: Artmed, 1997, p. 179-192.
_____. (1965a). O conceito de trauma em relação ao desenvolvimento do indivíduo dentro da família In: Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed, 1994, p. 102-115.
_____. (1965b). Comentários sobre Neurose Obsessiva e Frankie In: Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed, 1994, p. 124-126.
_____. (1964). Classificação: existe uma contribuição psicanalítica à classificação psiquiátrica? In: O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983, p. 114-127.
_____. (1963a). Comunicação e falta de comunicação levando ao estudo de certos opostos In: O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983, p. 163-174.
_____. (1963b). O medo do colapso In: Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed, 1994, p. 70-76.
_____. (1963c). O valor da depressão In: Privação e Delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 59-68.
_____. (1961). Psiconeurose na infância In: Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed, 1994, p. 53-58.
_____. (1960a). Distorção do ego em termos de falso e verdadeiro self In: O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983, p. 128-139.
_____. (1960b). Agressão, culpa e reparação In: Privação e Delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 153-162.
_____. (1960c). Os efeitos da psicose sobre a vida familiar In: A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 89-100.
_____. (1959-1964). Psicanálise do sentimento de culpa In: O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983, p. 31-37.
_____. (1959a). Nada no centro In: Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed, 1994, p. 41-43.
_____. (1959b). Consequências da psicose parental para o desenvolvimento emocional da criança In: A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 101-114.
_____. (1956a). A tendência antissocial In: Privação e Delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 135-148.
_____. (1956b). Pediatria e neurose infantil In: Textos Escolhidos: Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978, p. 513-520.
_____. (1952a). Ansiedade associada à insegurança In: Textos Escolhidos: Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978, p. 205-210.
_____. (1952b). Psicose e cuidados maternos In: Textos Escolhidos: Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978, p. 375-388.
_____. (1949a). Recordações do nascimento, trauma do nascimento e ansiedade In: Textos Escolhidos: Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978, p. 313-340.
_____. (1949b). A mente e sua relação com o psique-soma In: Textos Escolhidos: Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978, p. 409-426.
_____. (1948). Pediatria e psiquiatria In: Textos Escolhidos: Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978, p. 287-312.
_____. (1939). Agressão e suas raízes In: Privação e Delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 93-110.

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