POLICLÍNICA

Policlínica Maria Lúcia –
Instituto Nebulosa Marginal

A enfermagem é uma profissão do cuidado, e produz conhecimentos diversos para fundamentar as diversas dimensões do cuidado. O processo de cuidar não se reduz à tecnologia para produzir medicamentos, equipamentos médico- hospitalar e diagnósticos precisos. A profissão de enfermagem requer uma dedicação e ética profissional prestada ao sujeito.

A palavra enfermagem tem como origem a palavra “care” em inglês. Que tanto pode significar “cuidar”, “prestar cuidados a alguém”, como também um aviso sobre algum perigo iminente.

Assim, a profissão de enfermeira diz respeito à própria noção de prestar socorro, atendimento e cuidados a um ser humano, seja ele criança, adolescente, adulto ou idoso.

Maria Lúcia foi uma enfermeira no início dos anos 70 do século passado, residente numa cidade do nordeste do Brasil. Dedicada ao cuidado característico da sua profissão, trabalhou em hospitais, participou como instrumentadora de cirurgias diversas, além de fazer parte do Instituto de Hematologia, o banco de sangue da cidade de João Pessoa, Paraíba.

Impedida de trabalhar pelo seu marido, sofreu violência doméstica ao longo dos anos em que foi casada, impedida de prestar seus serviços e submetida à dependência machista e misógina características do final do século passado.

A Policlínica Maria Lúcia, do Instituto Nebulosa Marginal recebe seu nome, em homenagem a esta mulher e a todas as profissões de cuidado e respeito ao ser humano.

Nos dedicaremos ao cuidado clínico pautando nossas ações pela ética e pelo respeito solidário a todos os homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos sem discriminação de gênero, raça, orientação sexual ou meio social.

A Policlínica Maria Lúcia do Instituto Nebulosa Marginal oferece, a princípio, atendimento psicanalítico individual para crianças, adolescentes e adultos.

Coordenadora: Isabella Nunes Valente – Psicóloga (CRP: 05/35485) e Psicanalista
As inscrições para o atendimento podem ser realizadas através do telefone: (21) 97262-8516 ou do e-mail: policlinica@nebulosamarginal.com.br.

A Policlínica Maria Lúcia do Instituto Nebulosa Marginal tem como objetivo realizar atendimento e um acolhimento individual a crianças, adolescentes e adultos.

Nosso objetivo é oferecer atendimento psicanalítico à comunidade possibilitando o acesso a um maior número de pessoas do serviço terapêutico. A Policlínica do INM é constituída por Terapeutas em Formação que irão atender presencialmente em seus consultórios particulares ou na modalidade on-line, respeitando as possibilidades financeiras do paciente.

Segue os procedimentos para a admissão na Policlínica:

* Pagamento da taxa administrativa no valor de R$ 30,00

* Envio do comprovante do depósito para o WhatsApp da policlínica (21) 97262-8516

* A coordenadora da Policlínica Maria Lúcia entrará em contato com o paciente para a marcação da entrevista inicial. Essa entrevista será sempre on-line.

* O valor do tratamento será combinado diretamente com o profissional.

 

 

 

 

 

 

Por que Policlínica?

Ao final da Segunda Guerra Mundial, Freud incentivou os psicanalistas da época a tratarem da população que havia sofrido com os horrores da guerra. Ele defendeu a ideia de que o tratamento psicanalítico deveria ser acessível a todos as pessoas, adequando-se à realidade e respeitando suas condições financeiras. Foi assim que nasceu as clínicas públicas e sociais na Europa, especificamente as Policlínicas de Berlin e de Budapeste, com a perspectiva de oferecer tratamento psicoterápico e psicanalítico aos menos favorecidos. Assim também nasceu a ideia da Policlínica Maria Lúcia do Instituto Nebulosa Marginal, um lugar de cuidado e de atendimento baseado no sentido empático e de acolhimento, mas também um espaço promotor de reparação e justiça social, no qual o paciente poderá combinar com o seu psicoterapeuta/psicanalista o valor acessível/possível para o seu tratamento. Para saber mais sobre a ideia de Policlínica indicamos o livro: “As clínicas públicas de Freud: Psicanálise e Justiça Social (1918-1938)” de Elizabeth Ann Danto, publicada no Brasil pela editora Perspectiva em 2019.

FALE CONOSCO

Nosso horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das 09h às 17h.

Whatsapp

(21) 97262-8516

E-mail

policlinica@nebulosamarginal.com.br

Rolar para cima