Teoria do desenvolvimento emocional primitivo

R$ 900,00

Objetivos do curso:

O objetivo do curso é percorrer os textos de Donald W. Winnicott que abordam a teoria do desenvolvimento emocional primitivo. Acompanharemos de perto os textos do autor, no contexto de aulas expositivas que buscam explicitar a teoria e lançar questões e debates sobre os textos estudados. Situações clínicas serão trazidas a fim de auxiliar a compreensão teórica dos temas em questão.

Ementa do curso:

A partir de sua experiência como pediatra e psicanalista, Donald W. Winnicott elaborou uma teoria do desenvolvimento emocional primitivo, destacando elementos da relação mãe-bebê fundamentais e indispensáveis para o amadurecimento do ser humano dentro de um determinado contexto de provisão e cuidado. O curso se dedica ao estudo dessa teoria, fazendo o percurso que vai da dependência absoluta rumo à independência, passando por noções e conceitos como preocupação materna primária e o conjunto das funções antitraumáticas do objeto, os processos de integração, personalização e realização, os fenômenos transicionais e o uso do objeto. Além do próprio autor, utilizaremos textos de autores comentadores para melhor compreender as discussões teórico-clínicas sobre o assunto.

 

Carolina Paixão

Psicanalista,
Especialista em Clínica Psicanalítica (IPUB/UFRJ),
Mestre em Psicologia Clínica (PUC-Rio),
Doutora em Psicologia Clínica (PUC/SP), autora do livro “O sonhar compartilhado em análise: rêverie e fotografia na escuta clínica” (Ed. Blucher, no prelo).

Período dos encontros: 15 e 29 de março; 05 e 26 de abril; 17 e 31 de maio; 14 e 28 de junho de 2025 (sábados).

Curso livre formato On-line Via plataforma Zoom.
Horário: das 14h30 às 16h30* (Horário de Brasília)*

CARGA HORÁRIA – 16 horas

 

Todas as aulas ficarão gravadas e disponíveis em um ambiente virtual pelo prazo de até 30 dias após a sua exibição.

Investimento: R$ 900,00 (valor integral) ou R$ 810,00 para alunos de graduação.
Alunos de graduação e estudantes da nossa instituição devem solicitar o cupom de desconto e enviar comprovante de matrícula para o e-mail secretaria@nebulosamarginal.com.br.

Para pagamento via boleto ou outras dúvidas, entre em contato com a secretaria pelo e-mail secretaria@nebulosamarginal.com.br ou pelo WhatsApp/telefone: +55 (11) 5026-7748.

CRONOGRAMA DO CURSO

Datas das aulas: 15 e 29 de março; 05 e 26 de abril; 17 e 31 de maio; 14 e 28 de junho de 2025 (sábados).
Horário das aulas: 14h30 às 16:h30
Carga horária total: 16h

DOCENTE

Carolina Paixão
Psicanalista, Especialista em Clínica Psicanalítica (IPUB/UFRJ), Mestre em Psicologia Clínica (PUC-Rio), Doutora em Psicologia Clínica (PUC/SP), autora do livro “O sonhar compartilhado em análise: rêverie e fotografia na escuta clínica” (Ed. Blucher, no prelo).

Bibliografia do curso

AB’SÁBER, T. Winnicott: experiência e paradoxo. São Paulo : Ubu Editora, 2021.
PHILLIPS, A. (1988) Winnicott. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2006.
WINNICOTT, D. W. (1945). Desenvolvimento emocional primitivo. Da pediatria à psicanálise. São Paulo : Ubu Editora, 2021.
WINNICOTT, D. W. (1950-55). A agressividade em relação ao desenvolvimento emocional. Da pediatria à psicanálise. São Paulo : Ubu Editora, 2021.
WINNICOTT, D. W. (1954-5). A posição depressiva no desenvolvimento emocional normal. Da pediatria à psicanálise. São Paulo : Ubu Editora, 2021.
WINNICOTT, D. W. (1956). Preocupação materna primária. Da pediatria à psicanálise. São Paulo : Ubu Editora, 2021.
WINNICOTT, D. W. (1958a). A capacidade de ficar sozinho. Processos de amadurecimento e ambiente facilitador: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. São Paulo : Ubu Editora; WMF Martins Fontes, 2022.
WINNICOTT, D. W. (1958b). Objetos transicionais e fenômenos transicionais. O brincar e a realidade. São Paulo : Ubu Editora, 2019.
WINNICOTT, D. W. (1960). A teoria do relacionamento pais-bebê. Processos de amadurecimento e ambiente facilitador: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. São Paulo : Ubu Editora; WMF Martins Fontes, 2022.
WINNICOTT, D. W. (1961). Observações adicionais sobre a teoria do relacionamento parento-filial. Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed, 2005.
WINNICOTT, D. W. (1962). A integração do ego no desenvolvimento da criança. Processos de amadurecimento e ambiente facilitador: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. São Paulo : Ubu Editora; WMF Martins Fontes, 2022.
WINNICOTT, D. W. (1963a). O desenvolvimento da capacidade para a consideração. Processos de amadurecimento e ambiente facilitador: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. São Paulo : Ubu Editora; WMF Martins Fontes, 2022.
WINNICOTT, D. W. (1963b). Da dependência à independência no desenvolvimento do indivíduo. Processos de amadurecimento e ambiente facilitador: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. São Paulo : Ubu Editora; WMF Martins Fontes, 2022.
WINNICOTT, D. W. (1969). O uso de um objeto e a relação por meio de identificações. O brincar e a realidade. São Paulo : Ubu Editora, 2019.
WINNICOTT, D. W. (1967a). A localização da experiência cultural. O brincar e a realidade. São Paulo : Ubu Editora, 2019.
WINNICOTT, D. W. (1967b). O papel do espelho da mãe e da família no desenvolvimento infantil. O brincar e a realidade. São Paulo : Ubu Editora, 2019.
WINNICOTT, D. W. (1987). Os bebês e suas mães. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
WINNICOTT, D. W. (1988). Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Rolar para cima