Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise Contemporânea – NEPPSIC

 Email: neppsic@nebulosamarginal.com.br

Apresentação

O Instituto Nebulosa Marginal foi criado a partir da necessidade de oferecer cursos e eventos voltados para a comunidade psicanalítica – estudantes e profissionais.

Nos últimos dois anos, vimos uma série de cursos e eventos sobre autores diversos, os assim chamados
pertencentes à psicanálise ortodoxa ou matriz freudo-kleiniana; à psicanálise heterodoxa ou matrizferencziana ou ainda aqueles autores pertencentes à psicanálise transmatricial ou psicanálise contemporânea. 

Sendo assim, era urgente criarmos um núcleo de estudos e pesquisa para aglutinar os cursos, grupos de estudos, eventos e pesquisas oferecidos pelo Instituto. 

Objetivo Geral: Organizar as atividades da área de psicanálise para dar uma maior visibilidade aos eventos.

Objetivos Específicos:

1) Criar um espaço único para as atividades de psicanálise;

2) Aglutinar os grupos de estudos oferecidos pelo Instituto;

3)  Apresentar os eventos que são oferecidos ao longo do ano;

4)  Realizar pesquisas psicanalíticas com profissionais e alunos de formação em psicanálise ou de
graduação em psicologia e áreas afins, interessados sobre os temas desenvolvidos;

5) Publicar, através da INM Editora e da Coleção Berggasse 19, os resultados das pesquisas e dos eventos do Instituto. 

Curso de Aperfeiçoamento em Psicanálise Contemporânea

A Psicanálise contemporânea é primordialmente caracterizada pela diversidade. Após muitas dissidências, rupturas e conflitos na história da psicanálise, percebemos hoje uma multiplicidade de pensamentos e produções não excludentes, mas complementares. Essa possibilidade de entendimento da psicanálise como uma ciência em movimento produz no analista sentimentos ambivalentes: a angustiante percepção de nunca saber o suficiente, mas também a perceptível potencialidade de eficiência da sua clínica. Conhecer autores de diferentes culturas, com diferentes enfoques, com técnicas e manejo novos, possibilita o refinamento da nossa escuta analítica e, consequentemente, uma adaptação mais sensível do analista ao seu paciente. O curso de aperfeiçoamento não promoverá a certeza de tudo saber, essa angústia é estruturante no nosso ofício, mas propõe abertura de portas e pensamentos, a expansão da curiosidade e do olhar clínico.