, ,

Os pedaços que deixamos para trás: a clínica do trauma em Ferenczi, Balint e Winnicott.

R$ 350,00

DETALHES DO CURSO:

  • Datas das aulas: 2 e 3 de maio
  • Horário das aulas – Sexta: das 18h às 22h Sábado: das 18h às 12h e das 14h às 18h
  • Local: Casa Blanca Work and Health
    Endereço: Av. Gov. Argemiro de Figueiredo, 2987, Jardim Oceania,
    João Pessoa – PB, CEP 58037-030
  • Carga horária total: 12h
INVESTIMENTO:
  • Profissional: R$ 350,00 (podendo ser parcelado em até 3x sem juros no cartão)
  • Estudante: R$ 250,00 (podendo ser parcelado em até 3x sem juros no cartão)

Qualquer dúvida, por favor, entrar em contato em horário comercial  com a secretaria: secretaria@nebulosamarginal.com.br ou pelo nosso WhatsApp (11) 50267748.

Os pedaços que deixamos para trás: a clínica do trauma em Ferenczi, Balint e Winnicott.

O Instituto Nebulosa Marginal tem o prazer de convidar para o curso “Os pedaços que deixamos para trás: a clínica do trauma em Ferenczi, Balint e Winnicott”. Esta é uma oportunidade única para aprofundar-se nas reflexões sobre o trauma e o funcionamento psíquico, explorando temas como fragmentação, regressão, falhas ambientais e o medo do colapso. O curso propõe um olhar atento sobre as contribuições de Ferenczi, Balint e Winnicott para a psicanálise contemporânea, oferecendo uma base teórica e clínica essencial para a compreensão do sofrimento psíquico.

Dúvidas: E-mail: secretaria@nebulosamarginal.com.br ou Whatsapp: +55 11 5026 7748

DOCENTE

SERGIO GOMES: Psicanalista, Doutorado em Psicologia Clínica (PUC-Rio), Pós-Doutorado em Psicologia (IPUSP), Membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sándor Ferenczi, Organizador do livro: "A ataulidade do Pensamento de D. W. Winnicott" (INM Editora, 2023); "Winnicott: Seminários mineiros – Ambiente e holding (INM Editora 2023); Autor de “A gramática do silêncio em Winnicott” (Zagodoni, 2017) e co-organizador do livro “Nebulosa Marginal: teoria e clínica” (INM Editora, 2022)

PROGRAMA DO CURSO

PROGRAMA DO CURSO:

1. Trauma e Fragmentação Psíquica
2. Autotomia
3. O conceito de Orpha e o chamado à vida
4. As três áreas da mente
5. Ocnofilia e Filobatismo
6. Regressão maligna e regressão benigna
7. O desenvolvimento emocional
8. As falhas ambientais
9. As agonias impensáveis
10. O medo do colapso.

Bibliografia do curso

Bibliografia do curso:

Pinheiro, T. Ferenzi: do grito à palavra. Rio de Janeiro: Zahar/EDUFRJ. (Cap. 1: a mulher; o adulto; Cap 2: o trauma; a traumatogênese)

Ferenczi, S. Obras Completas (Psicanálise IV). São Paulo: Martins Fontes, 1991. (Cap.1: A criança mal acolhida e sua pulsão de morte; Cap. VIII: Confusão de língua entre os adultos e a criança; Cap. X: Reflexões sobre o trauma).

Balint, M. A falha básica: aspectos terapêuticos da regressão. São Paulo: Zagodoni, 2014. (Cap. 3: Os dois níveis do trabalho analítico; Cap. 4: A área da falha básica; Cap. 5: A área da criação; Cap. 12: Amor primário; Cap. 14: A regressão da criança dentro
do paciente; Cap. 22: As diversas formas de regressão terapêutica; Cap. 24: Regressão terapêutica, amor primário e falha básica; Cap. 25: O analista não importuno).

Winnicott, D. W. Textos Escolhidos: da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978. (Cap. 17: Psicose e Cuidados Maternos; Cap. 19: A mente e sua relação com o psique-soma).

Winnicott, D. W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983. (Cap. 11: Classificação: existe uma contribuição psicanalítica à classificação psiquiátrica?; Cap. 12: Distorção
do ego em termos de falso e verdadeiro self; Cap. 17: Comunicação e falta de comunicação levando ao estudo de certos opostos).

Winnicott, D. W. Explorações psicanalítica. Porto Alegre: Artmed, 1994. (Cap. 18: O medo do colapso – Breakdown; Cap. 21: A psicologia da loucura: uma contribuição da psicanálise; Cap. 37: Sobre as bases para o self no corpo).

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Rolar para cima