,

Ementa do curso: Apresentação das etapas do psicodiagnóstico infantil, o psicodiagnóstico como um processo interventivo. A entrada da psicanálise no psicodiagnóstico, o uso das técnicas projetivas. A teoria de amadurecimento de Winnicott, e seu uso teórico e técnico no psicodiagnóstico (setting, holding, intervenção, interpretação, manejo). A importância das horas lúdicas e sua relação com o brincar e a realidade de Winnicott. A produção de uma metodologia para a realização da entrevista devolutiva, a construção de história, como uma forma de interpretação transicional, área de intersecção entre o mundo interno e externo da criança.

Docente:

Silvana Sinatolli – Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica na PUC Campinas, Professora Universitária e Consultório.

 

CRONOGRAMA DAS AULAS:
25 de outubro  e 01 de novembro de 2025.
Horário das aulas: 09h às 13h
2 encontros de 4h aulas = 08h/aulas 

DETALHES DO CURSO:
Curso Híbrido direto de São Paulo na Avenida Paulista, 326 conjunto 103 no bairro da Bela Vista e On-line através da plataforma zoom, com gravações disponíveis por 30 dias após o término do curso.

INVESTIMENTO:
R$500,00 e para estudantes de graduação: R$ 400,00 (podendo ser parcelado em até 2x sem juros no cartão) para cupom de desconto por favor, entrar em contato em horário comercial com a secretaria: secretaria@nebulosamarginal.com.br ou pelo nosso WhatsApp (11) 50267748.

 

CRONOGRAMA DAS AULAS:
25 de outubro e 01 de novembro de 2025.
Horário das aulas: 09h às 13h
2 encontros de 4h aulas = 8h/aulas 

DETALHES DO CURSO:
Curso Híbrido direto de São Paulo na Avenida Paulista, 326 conjunto 103 no bairro da Bela Vista e On-line através da plataforma zoom, com gravações disponíveis por 30 dias após o término do curso.

INVESTIMENTO:
R$500,00 e para estudantes de graduação: R$ 400,00 (podendo ser parcelado em até 2x sem juros no cartão) para cupom de desconto por favor, entrar em contato em horário comercial com a secretaria: secretaria@nebulosamarginal.com.br ou pelo nosso WhatsApp (11) 50267748.

 

 

DOCENTE:

Silvana Sinatolli – Graduação em Psicologia pela FMU, pós-graduação lato sensu em Psicologia Clínica, mestrado em Psicologia Clínica pela PUC Campinas. Professora Universitária com mais de 30 anos de experiência, supervisora de estágio de Psicodiagnóstico Infantil, supervisora de Aconselhamento Psicológico. Disciplinas ligadas a psicanálise, personalidade e desenvolvimento humano. Participação em mais de 50 bancas de trabalho de conclusão de curso de graduação de Psicologia.
Livro publicado: Era uma vez …….na entrevista devolutiva. (Primeira edição 2008 ed. Casa do Psicólogo, segunda edição 2024 ed. Dialética). Atendimento em consultório.

Objetivos do curso:

Objetivo: Integrar a teoria de Winnicott ao processo de psicodiagnóstico interventivo infantil.
Psicodiagnóstico:
• Apresentar os princípios fundamentais do processo de psicodiagnóstico interventivo infantil.
• Elucidar aspectos relevantes da entrevista clínica.
• Apresentar os aspectos relevantes da hora de jogo diagnóstica.
• Desenvolver uma metodologia para realização da entrevista devolutiva.
Winnicott
• Amadurecimento e o ambiente
(Relação mãe-bebê, dependência absoluta, relativa, independência relativa.)
• A mãe suficientemente boa, holding.
• Criatividade
• Si mesmo
• A transicionalidade, espaço potencial
• O brincar e a realidade
• Setting

No trabalho integrativo de Winnicott e psicodiagnóstico, temos a criação da técnica de construção de história para a entrevista devolutiva no psicodiagnóstico, uma “interpretação transicional”.

Bibliografia

ARZENO, M. E. G. Psicodiagnóstico clínico: novas contribuições, Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
CUNHA, J. A. Psicodiagnóstico – R, Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.
DIAS, E.O. A teoria do amadurecimento de D.W. Winnicott. 2003. R.J. Imago Editora.
GOMES, S. A atualidade do pensamento de Winnicott. 2023 RJ, INM Editora.
HISADA, S. Clínica do setting em Winnicott. 2025 SP. INM Editora
HISADA, S. A utilização de história no processo psicoterápico. Dissertação de mestrado, PUC-SP, 1995.
OCAMPO, M. L. S. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas, São Paulo, Martins Fontes, 1987.
SINATOLLI, S. Era uma vez… na entrevista devolutiva. Ed. Dialética 2024
TRINCA W. Diagnóstico psicológico: prática clínica, São Paulo, EPU, 1984.
TRINCA W. Investigação Clínica Da Personalidade E. P.U 1987
WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. RJ, lmago, 1975.
WINNICOTT, D.W. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre, Artes Médicas, 3ª edição, 1990.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes conectados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…

Winnicott e o Psicodiagnóstico InfantilWinnicott e o Psicodiagnóstico Infantil
R$ 500,00
Rolar para cima